sexta-feira, setembro 07, 2007

FRANCISCO E CLARA DE ASSIS

A si própria Clara gostava de se denominar "uma plantinha do bem-aventurado pai Francisco". Ela nunca deixou os muros do convento de São Damião. Designada abadessa (superiora) por Francisco, em 1215, Clara dirigiu o convento durante 40 anos. Sempre quis ser serva das servas, submissa a todas e beijando os pés das irmãs leigas quando regressavam do trabalho de esmolar, servindo à mesa, assistindo aos que estivessem doentes. Enquanto as irmãs descansavam, ela ficava em oração e as cobria, caso as cobertas lhes caíssem. Saía da oração com o semblante sempre iluminado Falava com tanto fervor que facilmente entusiasmava os que ouviam suas palavras.
A exemplo de Francisco, nutria fervorosa devoção ao Santíssimo Sacramento. Mesmo quando estava doente e acamada (esteve sempre doente nos últimos 27 anos de vida), ficava confeccionando belos corporais e toalhas para o serviço do altar, que depois distribuía pelas igrejas de Assis


BENÇÃO DE CLARA DE ASSIS



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo Amém.

O Senhor vos abençõe e vos guarde; faça resplandecer o seu rosto sobre Vós e tenha misericórdia de vós; o Senhor sobre vós levante o seu rosto e vos dê a paz.

Eu, Clara, serva de Cristo, plantinha do nosso santo pai Francisco, vossa irmã e mãe e das outras Pobres Irmãs , ainda que indigna, rogo ao nosso Senhor Jesus Cristo, pela sua misericóridia e pela intercessão da sua santíssima mãe Maria, e do beato Miguel arcanjo e de todos os santos anjos de Deus, e de todos os seus santos e santas, que o Pai do Céu vos conceda e confirme essa santíssima bênção no Céu e na terra: na terra, multiplicando-vos com a sua graça e as suas virtudes dentre os seus servos e servas na sua Igreja militante; no Céu, exaltando-vos e glorificando-vos na sua Igreja triunfante entre os seus santos e santas.

Abençôo-vos enquanto estou viva e depois da minha morte, como posso e mais do que posso, com todas as bênçãos com as quais o Pai de misericórdia abençoou e abençoará os seus filhos e filhas espirituais no Céu e na terra. Amém. Amai sempre a mim e as vossas almas e aquelas de todas as vossas irmãs, e estai sempre prontas a pôr em prática as coisas que prometestes a Deus.

O Senhor esteja sempre convosco, e vós em todos os lugares permanecei com Ele. Amém.

Nenhum comentário: