segunda-feira, setembro 03, 2007

FRASES DE SANTO AGOSTINHO

PENSAMENTOS DE SANTO AGOSTINHO


"O que sou é um dom de Deus; o que serei será minha dádiva para Deus".“Se disseres basta, estás perdido. Procura sempre mais, caminha sempre, progride sempre. Não permaneças no mesmo sítio, não retrocedas, não te desvies”..“Ama e faz o que queres, porque se amas corretamente, tudo quanto faças será bom”. ...Sobre Jesus: «Não havia ninguém que fosse capaz de salvar-nos; por isso veio Ele, em pessoa, e nos salvou».“Jesus Cristo foi imolado, uma vez, de maneira cruenta, sobre a Cruz; é agora imolado cada dia, sacramentalmente (na Eucaristia) pela salvação do povo"«Não te contentes nunca com o que és, se queres chegar ao que ainda não és. Porque no sítio onde te consideraste satisfeito, aí paraste. Se disseres: «Já basta!», pereceste. Cresce sempre, progride sempre, avança sempre» (Sermão 169, 18)."Tarde te amei, o beleza tão antiga e tão nova ...Tu me chamaste e o teu grito rompeu minha surdez ...Tu me tocaste e agora estou ardendo no desejo de tua paz!":"Só é verdadeiramente grande aquele que, considerando a vida como uma viagem que tem um destino certo, não se incomoda com as asperezas do caminho, não se deixa desviar nem por um instante da rota certa. De olhos fixos no seu objetivo, pouco se importa de que os obstáculos e os espinhos da senda o ameacem: estes apenas o roçam sem o ferirem, e não o impedem de avançar!"« Fizestes-nos, Senhor, para Vós, e o nosso coração está inquieto, até que não repouse em Vós ». ...“A recompensa da paciência é a paciência”. ...“Ninguém pode encontrar salvação a não ser na Igreja Católica. Fora da Igreja, pode se ter tudo, menos a salvação. Pode-se ter honra, pode se ter sacramentos, pode-se cantar Alleluia, pode-se responder Amem, pode-se ter fé no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e pregar isso também, mas nunca se pode, exceto na Igreja Católica, encontrar salvação,” (Sermo ad Caesariensis Ecclesiae plebem)."Aquele que era Deus fez-se homem, assumindo o que não era, sem perder o que era; e assim Deus fez-se homem. Neste mistério encontras o socorro para a tua debilidade e encontras n'Ele aquilo de que necessitas para alcançar a tua perfeição. Cristo te eleve em virtude da sua humanidade; te guie em virtude da sua humana divindade, e te conduza à sua divindade" (Comentário ao Evangelho de João, 23, 6). St Agostinho" Senhor, tu estavas, certamente, diante de mim, mas eu me tinha afastado de mim mesmo e não me encontrava. Quanto mais a Ti? ( Confissões 5, 2,2 ) “Será, talvez, pelo fato de nada do que existe sem Vós, que todas as coisas Vos contêm? E assim, se existo, que motivo pode haver para Vos pedir que venhais a mim, já que não existiria se em mim não habitásseis?” Faleceu em 28 de Agosto de 430 aos 72 anos, momentos antes de morrer pediu que seus irmãos escrevessem os Salmos de Piedade na parede de sua cela e antes de fechar os às lagrimas recitava-os com muito amor e emoção.Santo Agostinho

Nenhum comentário: